quarta-feira, 10 de junho de 2015

Culto antropocêntrico: o culto ao homem

O "culto" que temos visto e ouvido em algumas igrejas evangélicas do Brasil e do mundo, está muito aquém daquele apresentado nas Escrituras; cristocêntrico e voltado para a glória de Deus. Em tais igrejas, se colocarmos lona, virão circo, e se pusermos grade, virão cadeia (com o perdão da palavra). 

Observando os padrões de culto de tais "igrejas", elaborei os "5 pontos essenciais da liturgia antropocêntrica", que são muito comum em algumas denominações no Brasil e no mundo afora:

1- Uma hora e meia de louvor e "adoração extravagante"; com ênfase, principalmente, em "louvores" do tipo: "sou mais que vencedor" e "posso crer, a minha hora vai chegar..."

2- Uma hora de testemunhos e oportunidades para os irmãos e irmãs enfatizarem o quanto eles/elas estão sendo "abençoados" e "prosperados", graças a compra de "indulgências gospels", e claro, por "pagarem o preço".

3- 30 minutos, no minimo, para pedir e destacar o "desprendimento" e a importância da entrega financeira do cristão.

4- Meia hora para enfatizar que sou um "ungido" e, por isso, não devo ter minhas ideias analisadas e/ou expostas à luz das Escrituras, nem tampouco devo ser "tocado", senão o "castigo" é certo.

5- Dez minutos de pregação, sendo que os três últimos, são para enfatizar o meu "valor", e pra deixar bem claro que Deus me chamou para ser "cabeça" e não "cauda".

E assim nós prosseguimos... Que Deus tenha piedade de nós!

"Você é realmente um cristão ou apenas faz parte do circo chamado igreja evangélica moderna?" Paul Washer


Nenhum comentário:

Postar um comentário