Uma coisa que me pergunto constantemente: Onde estão os hinos sacros da igreja?
Estariam perdidos em hinários amarelados, em partituras arquivadas ou apenas na lembrança dos cristãos?
A música na igreja modernizou-se, ouvimos hoje de tudo na igreja, de forró, axé, samba, pagode, baião, sertanejo, enfimmas a música sacra, aquela que nos faz elevar à Deus, essa ficou esquecida.

Os hinários já estão virando um item de estante, quando cantam 2 ou 3 hinos, num ritmo escandalosamente rápido, um samba, um forró ou um rock, tropeçando na letra como se ela fosse apenas um preenchimento do estilo, ignorando acentos, expressão poética e tudo mais…

Essa semana ouvi a cantora Heloisa Rosa cantando “tocou-me” e me senti tocado… pensei: Meu Deus! Há muito tempo que não ouvia esse hino!
Embora tenha recebido uma roupagem nova na harmonia mas preservou-se a beleza da letra e da música.

Sou músico há muitos anos na igreja, sirvo ao Senhor com meu teclado, toco até razoavelmente bem, tenho excelente audição, toco para os jovens, para todos os grupos da igreja, mas meus hinos preferidos sempre foram e sempre serão os da Harpa Cristã.
Desde a década de 80, quando surgiram os primeiros play-backs, o devocional da igreja passou a ser “mecânico”, a gente ouve e canta hinos compostos/gravados por outros autores, arranjos excelentes mas fora do sentido sacro do culto racional, muitos arranjos e composições são de origem duvidosa, alguns músicos que executaram os arranjos são pessoas que não tem a mesma fé que nós, isso fica dificil saber quando estão louvando ou quando estão cantando

Com isso a igreja enfraquece… os jovens se modernizam, o culto se seculariza e assim a unção vai se definhando cada vez mais…

Esse cenário me faz lembrar Lc 19,45-48, quando Jesus expulsou os mercadores do pátio do templo… eles estavam ali para vender o bezerro, a rola para o sacrificio, anulando o mais importante da oferta, que é a escolha… quando se compra na porta do templo é porque não se tem coisa boa para ofertar ou não se tem tempo para escolher algo para ofertar… Nas leis Deus mandava escolher o melhor… mas quando o melhor é escolhido por terceiros a nossa oferta perde o valor.

Vamos resgatar nossos hinos?

Você é cantor? Comece incluindo em seu repertório hinos sacros… escolha o que ofertará, não deixe que outro escolha por você… lembre-se que Caim também ofereceu uma oferta à Deus, mas Ele não a aceitou porque ele o fez relaxadamente, apenas pra cumprir o protocolo, para imitar seu irmão Abel.
Pensemos nisto, irmãos!

Tocou-me
Algemado por um peso
Oh, quão triste eu andei
Até sentir a mão de Cristo
Não sou como eu era, eu sei
Tocou-me
Jesus tocou-me
De paz Ele encheu meu coração
Quando o Senhor Jesus me tocou
Livrou-me da escuridão
Desde de que aceitei a Cristo
E recebi seu terno amor
Tenho achado paz e vida
Pra sempre cantarei em seu louvor

http://hitsgospel.blogspot.com/2007/01/tocou-me-elvis-presley.html

Conteúdo reproduzido do site: http://clickmusical.mus.br/?p=170 

E eu João, acrescento a postagem lembrando de dois dos mais belos da musicologia cristã

 

Vem, Ó Pródigo (nº d76 da Harpa Cristã)

Ó tu qu'inda vagas no mundo d'horror,
Nas trevas e na escuridão,
Por que não descansas em Cristo, o Senhor,
Que trouxe do céu Salvação.

Ó vem, ó pródigo, ó vem a Jesus;
Parti foi erguido no alto da cruz;
Aceita agora de Deus o favor;
O vem, sem demora a Cristo, o Senhor.

O mundo jazia na dura prisão,
Mas Cristo, a porta abriu;
Ó crê na mensagem que dá salvação,
Pois Cristo na cruz te remiu!

Que gozo completo terás em Jesus,
Se aceitares o Seu perdão;
Ó deixa o pecado e vem para a luz;
Entrega o teu coração.



Sossegai! (nº 578 da Harpa Cristã)

Composição: Mary Ann Baker / Carlos de Oliveira

- Ó Mestre! O mar se revolta:
As ondas nos dão pavor:
O céu se reveste de trevas:
Não temos um Salvador!
Não se te dá que morramos?
Podes assim dormir.
Se a cada momento nos vemos,
Sim, prestes a submergir?


Coro
 

- "As ondas atendem ao meu mandar:
Sossegai!
Seja o encapelado mar
A ira dos homens, o gênio do mal:
Tais águas não podem a nau tragar,
Que leva o Senhor, Rei do Céu e mar,
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! - sossegai!
Convosco estou para vos salvar:
Sim, sossegai!"


- Mestre, na minha tristeza
Estou quase a sucumbir:
A dor que perturba minha alma,
Oh! Peço-te, vem banir!
De ondas do mal que me encobrem,
Quem me fará sair?
Pereço, sem ti, oh! meu Mestre!
Vem logo, vem me acudir!


- Mestre, chegou a bonança,
Em paz eis o céu e o mar!
O meu coração goza calma
Que não poderá findar.
Fica comigo, oh! meu Mestre,
Dono da Terra e Céu,
E assim chegarei bem seguro
Ao porto, destino meu.